Garantir que a equipe de recrutadores encontre o candidato ideal para uma vaga é uma missão e tanto. A triagem de currículos é uma etapa super importante do processo de recrutamento e seleção e pode ajudar com isso.
Confira o que é uma triagem de currículos e como fazê-la de forma mais eficiente.
O que é triagem de currículo?
A triagem de currículo faz parte do processo de recrutamento e seleção e tem como objetivo principal analisar os currículos e separar quais são os mais adequados para a vaga disponível.
Para que realizar a triagem de currículo?
É inegável a importância dessa etapa dentro do processo seletivo. Já que é nela que o RH vai poder observar qual será o impacto de contratar um determinado candidato para a vaga. Para além das habilidades técnicas, é importante que o recrutador analise também as ‘soft skills’ dos candidatos.
Como fazer uma triagem de currículos eficiente?
Uma boa triagem de currículos precisa levar em consideração alguns procedimentos, como:
Elaborar o perfil de candidato ideal
Essa etapa inicial é super importante para a triagem de currículos, já que é nela que você vai determinar as características que a empresa está procurando para preencher a vaga.
Estabelecer fatores eliminadores para a posição
Depois que o perfil do candidato ideal está pronto, é necessário indicar quais serão os fatores que vão eliminar possíveis candidatos durante a sua triagem de currículos:
- formação específica;
- especialização em algum software;
- e outros fatores eliminatórios.
Avaliar habilidades comportamentais
Pensar e avaliar as ‘soft skills’ dos candidatos também é importante para realizar uma boa triagem de currículos. Isso porque é importante encontrar colaboradores que tenham os mesmos propósitos que a empresa.
Criar uma linha de corte para a triagem de currículos
A gente falou que é importante definir o perfil do candidato ideal, mas nem sempre será possível encontrar exatamente o que procuramos, por isso é importante definir qual será a linha de aproximação.
Analisar o currículo
Agora é a hora de analisar os currículos em si: a formatação, organização das informações e etc.
Criar um banco de currículos
Esse processo é demorado e por isso é importante manter uma base com todos os currículos separados, seja por área, ‘soft skills’, ou outros filtros que o RH ache interessante para uma futura triagem de currículos.
A triagem de currículo pode ficar muito mais fácil com o uso da tecnologia
Ter um sistema de RH pode ajudar e muito para fazer uma boa triagem de currículos, já que o software irá facilitar os processos. Confira o sistema de RH da Docteka.